Lucky e Manchinhas

No fim de 2018, uma voluntária da CdC detetou, no âmbito do seu trabalho, uma família carenciada que tinha dois gatos, ambos com condições de saúde debilitada.

Relativamente a um dos gatos, o Lucky, que estava um pouco melhor, tratou-se desde logo da sua castração, de forma a evitar fugas para o exterior, e ser possível curar a ferida que este apresentava há meses na bochecha esquerda.

Comparativamente ao Lucky, o caso do Manchinhas foi diferente uma vez que este apresentava ambos os olhos em muito mau estado, conforme podem ver nas fotografias. O Manchinhas está ao nosso cuidado desde o início de janeiro e desde então foram várias as visitas à veterinária e vários os medicamentos e tratamentos prestados.

Por ter feito tratamento, o olho esquerdo vai ser preservado, dado que o problema da úlcera foi resolvido, mantendo a perceção da luz e movimentos, mas com diminuição da acuidade visual. De todo o modo, no dia 22 de janeiro vai ser submetido à enucleação do globo ocular direito por apresentar glaucoma crónico com luxação anterior do cristalino.

Todo este processo tem um custo. Existe já uma fatura no valor de 129,48€ (relativa aos tratamentos já enunciados) e um orçamento de 127€ para a enucleação do olho irreversivelmente danificado.

Acrescentamos apenas que a família do Manchinhas já tinha tentado proporcionar-lhe tratamentos médico-veterinários mas os valores e soluções apresentados não eram de todo viáveis perante a sua situação económica.

Infelizmente a CdC não tem verba para assumir estes valores, mas também não podia ignorar esta situação, por isso tentou encontrar-se uma solução intermédia. Com o envolvimento da família do Manchinhas e um conjunto de pessoas estamos a passar rifas, embora saibamos de antemão que o valor não será suficiente.

Considere apoiar os tratamentos do Manchinhas. Faça um donativo para:

IBAN Causas de Caudas PT50 0007 0000 0031 9801 7262 3

Porque eles contam connosco, nós contamos Consigo!

Partilhar

Consulte também