01.04.2019

A educação e sensibilização acontece de várias formas. Exemplo disso foi o pedido de ajuda que nos chegou vindo de alguém que nada tinha a ver com a situação em que se encontravam estes animais e que foi gradualmente preparando a nossa entrada em ação.
Em Custóias, numa casa localizada num rés-do-chão, que há não muito tempo teve em simultâneo 15 gatos, nenhum deles esterilizado e todos com acesso ao exterior, nasceu uma nova ninhada de 6 gatinhos, a 7 de março, de uma gata que já tinha tido, dizem, mais de 5 ninhadas.  Isto leva-nos à Pluma e à sua mais recente ninhada de 6 belos gatinhos, ao Tico e à Grey.
O Tico, filho da Pluma, nasceu há 7/8 meses que desconfiamos ser o pai destes gatinhos, foi esterilizado e retirada uma hérnia umbilical, e após o pós-operatório de 8 dias foi devolvido à sua família, que assumiu vontade de o receber, aliás o único que quiseram de volta.
A Grey que andava na rua, no momento em que estávamos de saída e que facilmente apanhámos “à mão”, também já tinha vivido naquela casa mas conseguia sair pela janela e por isso foi vivendo na rua, promovendo assim o nascimento de mais gatos. Ter aparecido no local certo à hora certa foi a sorte dela, pois foi adotada enquanto estava na clínica veterinária a recuperar da esterilização.
Quanto à Pluma e aos 6 gatinhos, apesar de terem vindo completamente parasitados e a mãe super magra, a ninhada apresentavam uma boa condição física. Encontram-se os 7 em FAT e só poderão ser adotados no início de Maio, altura em que atingem 2 meses e termina o desmame, embora já estejamos a admitir propostas de adoção.
Se considerar reunir os critérios para adoção (assinatura de termo de adoção, pagamento do microchip e vacina) da Pluma ou de um dos seus gatinhos contacte: geral@causasdecaudas.org.

Se não puder adotar considere ajudar a criar esta família através da doação de bens (areia e/ou ração da Royal Canin mother & baby) ou para o nib da CdC 0007 0000 0031 9801 7262 3. Obrigada!

Atualização 24.04.2019

Neste momento todos os gatinhos da ninhada se encontram em processo de adoção, embora ainda tenham mais uns dias para conviver e aprender com a gata mãe. Apenas a Puma se encontra a aguardar uma família definitiva. Considere adotá-la, não se vai arrepender!

Pluma - para adopção

Atualização Agosto 2019

A Pluma já foi adoptada.

Pluma