A sigla CED significa Capturar-Esterilizar- Devolver e refere-se um método de controlo de colónias de gatos silvestres, sendo este o método mais eficaz para evitar os nascimentos de ninhadas indesejadas assim como permite dar uma maior qualidade de vida aos animais já existentes na colónia. 

Todos os animais da colónia são Capturados para que sejam Esterilizados, são  desparasitados interna e externamente e se necessário será  prestado o apoio médico-veterinário, posteriormente serão Devolvidos ao habitat, irão já com pequeno corte na orelha esquerda para que estejam identificados como já esterilizados. Este pequeno corte é um sinal internacional que permite sinalizar os gatos que já foram esterilizados.

Quando nos deparamos com gatos adultos meigos ou crias, que ainda estão em idade de socialização, os animais são recolhidos e colocados em famílias de acolhimento temporário seguindo posteriormente para adopção.

Saiba como ser FAT >

Quais as vantagens do método CED na vizinhança?

  • Controlo populacional, ao deixar de haver ninhadas naturalmente a população de gatos tenderá a diminuir;
  • Redução do barulho resultante do acasalamento e lutas são reduzidos após a esterilização;
  • Redução do cheiro - O cheiro forte e desagradável que muitas vezes está associado a colónias de gatos tem origem na marcação de território pelos machos não castrados, após as esterilizações este comportamento tende a diminuir;
  • Devolução dos animais à colónia após a esterilização permite que o controle de roedores continue a existir assim como evita que o espaço que ficaria livre após a captura destes animais seja ocupado por outros não esterilizados;
  • Melhoria das condições de saúde da colónia - Aquando da esterilização, é feito um check-up físico a todos os animais. Uma colónia intervencionada tem os seus animais saudáveis, dado que os animais doentes tiveram a oportunidade de ter cuidados médico-veterinários, não estando assim vulneráveis a doenças e outras pragas que se poderiam instalar na colónia, como pulgas e outros parasitas;
  • Cuidadores mais felizes e despreocupados -  uma colónia controlada pelo método CED permite aos cuidadores a poupança de recursos.

Se tem conhecimento de animais silvestres que ainda não foram esterilizados pode submeter uma candidatura a esterilização, de forma a que a Associação possa ajudar.

Ajude-nos a esterilizar mais animais! Apadrinhe um animal!