A colónia do Hospital Magalhães Lemos e da Casa Vila Nova, existe há já alguns anos e vem sendo, há cerca de 3 anos, alimentada pela Associação Cantinho Do Tareco. Todos os anos esta associação retira desta colónia dezenas de ninhadas que encaminha para adopção. Sendo uma associação direcionada para a recolha, tratamento e encaminhamento de gatos para adoção, não possuí o know-how nem qualquer tipo de meios para implementar o programa CED (capturar-esterilizar- devolver) na referida colónia. Desta forma nasceu a parceria, a Causas de Caudas realizou a captura de todos os animais, tendo sido os recobros feitos nas instalações do Cantinho Do Tareco e todo o acompanhamento necessário assegurado pelo seus voluntários.

Para além do sucesso quanto ao principal objectivo, devido à captura dos 22 felinos ( 12 machos e 10 fêmeas) posteriormente esterilizados e devolvidos ao mesmo local, esta acção revelou-se um excelente exemplo de cooperação entre associações e instituições que permitiu que o trabalho fosse realizado com maior rapidez e sucesso.

Gostaríamos de agradecer publicamente aos Exmºs Senhores Diretores do Hospital Magalhães Lemos e da Casa Vila Nova, por terem facultado o acesso e desta forma, facilitado a implementação do programa CED (Captura, Esterilização e Devolução), dos animais residentes nos espaços envolventes entre as duas instituições de saúde, assim como todos os técnicos e utentes de ambas as instituições.

Um agradecimento final mas muito especial aos padrinhos desta colónia, sem o seu apoio, não teria sido possível mudar a vida destes 22 animais.

O programa CED foi iniciado a 05.02.2018 e terminado a 09.02.2018​

Colónia Magalhães de Lemos e Casa Vila Nova