Em dezembro de 2018, a CdC, foi contactada para proceder à captura e esterilização de uma mini-colónia localizada em Matosinhos, formada por cerca de 5 animais residentes que vagueiam pelas redondezas e dos quais já nasceram várias ninhadas. Essa colónia é alimentada pelo Sr. Teixeira, que por carência económica não consegue fazer mais pelos “seus” gatos do que alimentá-los. Desta forma, uma sua amiga resolveu ajudá-lo e mobilizou a vizinhança para financiar as esterilizações.

Dos cinco gatos que compõe a colónia, uma fêmea já havia sido capturada, no ano anterior por ser de fácil manipulação. Com a ajuda de uma vizinha do cuidador da colónia, a equipa da CdC capturou os quatro animais em falta. Apesar de ser um número reduzido de gatos por esterilizar, devido aos horários em que estes costumam aparecer, o trabalho de captura prolongou-se por três dias.

Assim, em dezembro de 2018, foram já esterilizados 3 fêmeas e 1 macho.

Atualização abril 2019

Quatro meses passaram e o Sr Teixeira deparou-se com um novo problema, uma das gatas, a Tareca apresentava o ânus exposto, e por isso urgia uma resposta médica.

A Tareca foi levada no dia 20 de março para a clínica veterinária, onde ainda está e onde já foi intervencionada duas vezes num curto espaço de tempo. Segundo a veterinária foi “observado prolapso retal severo, provavelmente originado por alterações da motilidade gastrointestinal por inflamação (provocada por parasitismo, défices nutricionais, etc). Foi realizada sutura provisória e reforço da desparasitação interna, além de medicação (anti inflamatório e antibiótico), deverá ficar em observação para prevenir a repetição da ocorrência”.

Passaram quase 3 semanas e a Tareca continua em observação mas já temos uma fatura para pagar dado que o seu cuidador não o consegue fazer.

Considere apoiar o trabalho da Causas de Caudas, faça um donativo para:

IBAN Causas de Caudas PT50 0007 0000 0031 9801 7262 3

Avise-nos para geral@causasdecaudas.org

Porque eles contam connosco nós contamos Consigo!

Colónia Sr Teixeira