O que acontece se eu não castrar o meu gatinho macho?

Embora os gatos machos não possam engravidar, ainda existem muitas razões para proceder à sua esterilização/castração.
Assim que os machos atingem a maturidade suficiente para procriar, tornam-se muito determinados a encontrar gatas para poder concretizar esse desejo. Isso significa que eles sinalizam a sua presença através do odor e marcam o seu território de diferentes maneiras, incluindo borrifar urina com cheiro muito intenso.
Os machos não castrados deslocam-se muito mais longe do que um gato castrado, o que significa maior risco de se poder perder, sofrer atropelamentos ou outros acidentes, bem como maior propensão para competir e lutar com outros gatos, aumentando o risco de ferimentos ou de contrair doenças infeciosas.
Além disso, os machos não castrados, ao serem acariciados, podem reagir de uma maneira que parece agressiva mas que simplesmente se encontra ligada ao seu comportamento reprodutivo.
A maioria das pessoas não quer conviver na mesma casa com um gato macho não castrado, pelo que o ideal, para ele e para si, é a sua castração. Ele não se tornará menos macho por estar castrado, apenas ficará mais calmo, apreciará mais a sua companhia e terá menos impulso a querer procurar fêmea para acasalar.
No seguinte link, poderá encontrar mais informações sobre os benefícios da castração dos machos: https://icatcare.org/advice/neutering-your-cat/